2 de junho de 2021


Benefício fiscal para e-commerce

O crescimento das vendas online incentivou ainda mais empreendedores na abertura de e-commerce, com a pandemia o número de negócios aumentou. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, no Brasil, a cada um minuto, abre uma loja virtual desde o início do isolamento social, em março.

Para garantir o sucesso financeiro dos empreendedores de Santa Catarina, o governo estadual confere benefício fiscal para e-commerce, o que garante economia fiscal para as lojas online e incrementa a economia aumentando as chances de uma saúde financeira positiva para o negócio. Sendo assim, para iniciar esse tema, precisamos contextualizar o Tratamento Tributário Diferenciado (TTD), que funciona como uma vantagem tributária aplicada em diferentes formulações de redução no Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).

O benefício fiscal para e-commerce é concedido através de processo que envolve pedido de concessão o qual será analisado pelo fisco estadual. Quando concedido, o benefício é aplicado em operações com destino ao consumidor final, não contribuinte do imposto, o que resultará em uma redução significativa na carga tributária. Sendo assim, a parcela do ICMS sujeito a alíquota de 4%, passa a ter recolhimento de 1% mais fundos. Já para as operações com alíquotas de 7 e 12%, o valor é de 2% mais fundos. Vale ressaltar, que a incidência de Diferencial de Alíquota ocorre normalmente, pois este é recolhido para o estado de destino da mercadoria, não sendo alterada pelas reduções tributárias.

Quer aproveitar o benefício disponibilizado pelo estado de Santa Catarina para garantir o sucesso do seu e-commerce? Podemos te ajudar nesse processo e esclarecer todas as suas dúvidas. Além disso, nossos especialistas estão preparados para te dar as melhores indicações contábeis. Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato clicando aqui.

Além disso, você pode se interessar pela leitura sobre “Como abrir um e-commerce”. Aproveite!

Baixe o e-book: Como fazer seu e-commerce vender mais!

Marketing RODERJAN

Deixe seu comentário

QUER SABER MAIS?
FALE COM A RODERJAN

LIGUE PARA NÓS
(47) 3261-7700