Início > Account > Blog

POC – Porcentagem de obra concluída, você sabe como calcular corretamente?
ACOMPANHE AS NOVIDADES DO BLOG RODERJAN 😉

POC – Porcentagem de obra concluída, você sabe como calcular corretamente?

Na construção civil temos inúmeras siglas e “gírias”, mas uma que é pertinente e indispensável é a POC, você sabe o que é isso? Como calcular?

No artigo de hoje vamos falar abertamente sobre esse termo e o porquê é tão importante ter o cálculo correto.

 

O que é o POC?

 

Esse termo, vem de uma expressão em inglês, Percentage of Compliance, que aqui se transformou em “Percentual de Obra Concluída”, mas… O que isso realmente quer dizer?

 

O POC é um controle contábil que empreendedores e gestores precisam ter muita atenção, afinal de contas, é também obrigatório para empresas que comercializam imóveis durante o andamento da construção – ou seja, aqui abraçam-se construtoras e incorporadoras.

 

Como realizar esse cálculo?

Existem duas maneiras diferentes se fazer isso:

 

  • Valor percentual da medição da obra pela engenharia ou laudo de avaliação

 

  • Valor percentual em comparação do custo incorrido com o custo orçado

 

Para realizar o cálculo dessa maneira, é preciso saber qual foi o valor desse custo incorrido – seja ele pago ou provisionado da obra e também o valor do custo orçado. Caso você ainda não saiba o que são esses custos, nós te explicamos:

 

Custo incorrido: aqui é onde sabemos qual foi o valor gasto na obra até uma data específica. Aqui colocamos na balança os custos que vão em planejamento, projetos, gastos de aquisição da área, impostos e a legalização do empreendimento, etc.

 

Custo orçado: esse nada mais é do que o total estimado da obra, ou seja, ele é atualizado de forma ocasional, já que se baseia em um indexador de atualização monetária determinado ou acaba se atualizando com eventuais alterações no orçamento das obras.

 

Porque calcular dessa forma?

 

É simples. Na venda de um produto, ou até mesmo a prestação de um serviço, o valor pago por ele é exatamente aquele recebido, de acordo com o que lhe foi dado. Entende? Não há mais nada a ser mensurado. Entrega-se o produto, ou pratica-se o serviço e o valor é pago.

Já na construção civil não acontece da mesma forma. Não dá para saber os valores futuros. Fazer uma estimativa é ótimo, mas ninguém pode adivinhar e contar com imprevistos ou pequenas alterações na obra.

Por essa razão é tão importante utilizar o método POC para o cálculo na construção civil. Só assim, há uma eficiência e precisão para calcular o que se gasta na obra à medida que se gasta. Não há perdas e nem desperdícios.

Quer saber como fazer a contabilidade correta de toda a sua obra ou incorporadora?

Entre em contato conosco e converse com nossos especialistas.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *