Início > Condomínios > Blog

Qual o papel do conselho de um condomínio?
ACOMPANHE AS NOVIDADES DO BLOG RODERJAN 😉

Qual o papel do conselho de um condomínio?

O Conselho Consultivo é formado por três moradores do condomínio eleitos através de uma assembleia, é um órgão criado para aconselhar e auxiliar o síndico na tomada de decisões relacionadas à administração do condomínio. Principalmente quando há a necessidade de tomada de decisões complexas, mas além disso, qual o papel do conselho?

Dentre várias funções, as principais que se destacam são a análise e a prestação de contas do condomínio, sugestões para melhorias e adequações no regulamento interno, o acompanhamento da execução de obras e serviços e a participação em assembleias para discussão de temas relevantes ao condomínio. Pode parecer uma função fácil e sem grandes problemas, no entanto, o papel do conselho de um condomínio pode ser desafiador, uma vez que o dia a dia da gestão condominial envolve administração, gestão de pessoas, habilidades de resolução de problemas, necessitando aptidão e conhecimento necessário para trazer tais resoluções.

Sendo assim, é importante que o conselho de um condomínio atue de forma ética e imparcial, buscando sempre o interesse coletivo e a harmonia entre os moradores.

Para que isso seja possível é necessário que seus membros sejam escolhidos de forma democrática e que tenham perfil colaborativo e comprometido com a comunidade condominial. Vale ressaltar que o conselho consultivo não tem poder de decisão sobre as questões do condomínio, sendo seu papel oferecer orientações e sugestões para o síndico. Dessa forma, sua atuação deve ser sempre pautada pela ética, transparência e comprometimento com o bem-estar de todos os condôminos.

Na visão dos moradores o conselho deve ser um canal de comunicação eficiente, que busca a solução de conflitos e propõem melhorias que atendam ás necessidades de todos. Para isso, é importante que seus membros estejam atualizados sobre as normas e leis que regem a gestão condominial, bem como sobre as necessidades e demandas dos condôminos.

Em suma, o papel do conselho de um condomínio é manter o bom funcionamento do condomínio e atingir as expectativas dos moradores. Embora possa haver diversas dificuldades no dia a dia, é possível superá-las por meio de um trabalho colaborativo e comprometido com a comunidade condominial.

Ressaltamos que o conselho consultivo não tem poder de decisão sobre as questões do condomínio, sendo seu papel oferecer orientações e sugestões para o síndico. Dessa forma, sua atuação deve ser sempre pautada pela ética, transparência e comprometimento com o bem-estar de todos os condôminos.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *