Início > Contabilidade > Blog

Imobiliária – Você destaca todos os dados da sua operação em NF?
ACOMPANHE AS NOVIDADES DO BLOG RODERJAN 😉

Imobiliária – Você destaca todos os dados da sua operação em NF?

Imobiliária – Você destaca todos os dados da sua operação em NF?

 

Uma nota fiscal é a garantia de que o produto ou serviço foi realmente feito, ou prestado por determinada pessoa, ou empresa. Hoje em dia, as notas fiscais são encontradas em versões on-line, que contam com diversas vantagens, por isso é o método mais utilizado no Brasil. A emissão de nota fiscal por imobiliárias difere um pouco das notas fiscais de compra e venda de mercadoria, pois a sua função é atestar a intermediação entre serviços de compra e venda.

 

Mas a grande pergunta é… Você destaca todas as suas operações em Nota Fiscal?

Em um primeiro momento pode não parecer tão relevante todas as questões burocráticas que envolvem Notas Fiscais, seja de prestação de serviços ou a Nota Fiscal de Venda de mercadorias.

Mas esse assunto se não levado a sério pode ser o grande fator de comprometimento da sua empresa e levar ao fechamento das portas.

Sonegação de imposto dado pela Receita Federal quando passado pela chamada “malha fina” é um dos maiores fatores responsáveis pelo fechamento de empresas no Brasil hoje, isso porque os empresários não são orientados a de fato prestar contas sobre as receitas e despesas, principalmente quando se trata de valores altos por exemplo na área de imóveis.

 

Mas vamos continuar com o assunto…

 

Quais são as particularidades na emissão de notas fiscais por imobiliárias?

 

O que distingue as notas fiscais emitidas por uma imobiliária é que ela realiza a venda de um imóvel, e não de um produto ou serviço. A escritura é o registro que atesta que determinado imóvel pertence a uma pessoa. Nesse cenário, quando esse bem durável é adquirido, o nome da pessoa que realizou a compra consta no documento.

Assim, quando o comprador resolve vender o imóvel, ele deve passar para o próximo dono. Mas, apesar disso, a imobiliária é obrigada a emitir uma nota fiscal de serviço própria referente à prestação de serviço.

Isso ocorre porque a imobiliária cobra o valor da comissão para intermediar as transações entre vendedor e comprador. Ou seja, caso o serviço de intermediação de venda não seja prestado, a imobiliária não precisa emitir o documento.

Em outras palavras, todo e qualquer tipo de intermediação em que tenha participação da imobiliária é necessário a emissão do documento fiscal para comprovação dos valores que vierem a ser recebidos em conta.

Assim se houver qualquer busca da Receita Federal em relação à imobiliária constará os registros de onde se tem a entrada dos valores.

 

Como funciona a Nota Fiscal de Serviço?

 

A nota fiscal de serviço eletrônica, também conhecida como NFS-e, tem entre as suas principais funções registrar a prestação de um serviço. Ela tem o seu controle administrado pelas prefeituras de cada cidade onde são emitidas, e não pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), como acontece com as demais NFS. Portanto, ela é única para cada município, já que cada prefeitura tem autoridade para determinar suas próprias regras.

Para facilitar a emissão da nota fiscal de serviço da sua imobiliária, o ideal é contar com um software emissor de NFS-e, o que reduz as chances de erros, já que os processos são parametrizados.

 

Quais são essas particularidades?

 

É importante que você saiba que a nota fiscal de serviço precisa ser emitida tanto por pessoas jurídicas, ou seja, imobiliárias que têm CNPJ, quanto por corretores de imóveis que atuam de forma independente. Portanto, a emissão da nota fiscal é a garantia de que o serviço foi prestado. No entanto, nem todas os serviços imobiliários precisam ter as notas fiscais emitidas.

Por exemplo, a pessoa física que apenas recebe aluguel ou realiza somente a venda de um loteamento, não tem a obrigatoriedade de emitir a nota fiscal. Já a empresa que trabalha com a venda e intermediação, ou com locação, pode emitir a nota fiscal de serviço, em especial se tiverem realizado melhorias no imóvel.

Lembrando que a emissão de nota fiscal é com o objetivo de prestação de serviços, mas somente para venda e compra de imóveis, sendo autônomo ou imobiliária.

 

Como emitir a Nota Fiscal de Serviço?

 

A NFS-e é emitida a partir de um sistema. É comum que algumas prefeituras até disponham desse recurso no site do município. No entanto, grande parte das prefeituras não o fazem, sendo necessário que o empresário busque sistemas capazes de desempenhar essa função com êxito e eficiência.

Para emitir a NFS-e, você vai precisar de um certificado digital, que é uma assinatura eletrônica com validade jurídica, atestando que determinada empresa ou pessoa física realizou uma transação no ambiente online.

Existem alguns modelos para o certificado digital, sendo que ele pode ser o modelo A1 — sendo um arquivo digital instalado no computador — e o modelo A3 — que é um dispositivo móvel no formato de token ou cartão.

O certificado digital é usado para emitir qualquer NFS-e, e serve como uma carteira de identidade digital, onde é assegurada a autenticidade dos dados transmitidos de forma on-line.

A melhor forma de se inteirar sobre o assunto é ter um contador de confiança que orientará em todos os procedimentos fiscais auxiliando na melhor opção e forma de declaração de todas as suas operações, para poder ter tranquilidade ao executar todos os serviços.

 

Quais as vantagens da nota fiscal eletrônica?

Existem diversas vantagens ao realizar a emissão de nota fiscal para imobiliárias. Veja a seguir!

 

Cálculo automático de impostos

Um dos grandes benefícios de contar com notas fiscais eletrônicas para imobiliárias, utilizando um sistema emissor, é que você não precisa fazer o cálculo de impostos como o ISS, já que a ferramenta calcula o valor de forma automática.

 

Cumprimento da legislação vigente

Ao emitir a nota fiscal, sua empresa segue as normas impostas pelo Fisco. Dessa forma, você ainda administra melhor a situação fiscal da sua imobiliária.

 

Redução de custos

Todos os processos de emissão das notas ficais eletrônicas acontecem no ambiente on-line. Com isso, você economiza com aluguel de espaço para arquivo e armazenamento dessa documentação, além de reduzir de forma drástica o número de impressões. Além disso, pode ser enviado por e-mail a versão digital de escrituração fiscal e o XML da nota.

 

Melhor controle financeiro

Não podemos deixar de destacar que, ao emitir a NFS-e, você tem os dados relacionados aos impostos. Dessa maneira, é possível obter melhor controle financeiro do negócio. Ao contar com um sistema emissor de nota fiscal, você não precisa saber as regras de emissão da nota fiscal de serviço eletrônica. Isso porque as ferramentas já são parametrizadas, além de ter uma interface interativa, que indica ao usuário o que é preciso fazer.

 

Como vimos ao longo desta leitura, a emissão de Notas Fiscais de Serviço é o padrão fiscal que se utiliza para a gestão de recebíveis tanto para imobiliárias quanto para corretores autônomos.

Nossa proposta é oferecer cada vez mais praticidade e agilidade em solucionar problemas que surgem ao longo dos anos das empresas, não fique em dúvida, entre em contato que nós orientaremos a melhor solução para você.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *